Evento que tem parceria da UFMG, do Governo de Minas Gerais, Minas Tênis Clube e consulado do Reino Unido, visa estimular o conhecimento científico

ícone de compartilhamento
Nas próximas quarta (8/6) e quinta-feira (9/6), acadêmicos britânicos das universidades de Nottingham, de Kent, de Loughborough e Anglia Ruskin, participam do Congresso de Ciência do Esporte e Legado Olímpico e Paralímpico.

O evento, que contará também com palestras de pesquisadores brasileiros e treinadores de distintas modalidades e nacionalidades, acontecerá no Centro de Atividades Didáticas (CAD 1) do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A inscrição é gratuita, com vagas limitadas. Todas as apresentações terão tradução simultânea (Confira a programação completa).

O evento é fruto da parceria da Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), a Associação Olímpica Britânica (BOA), o Governo de Minas Gerais, o Minas Tênis Clube e a UFMG.

O grupo atua em função da preparação dos britânicos para os Jogos Rio 2016 no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG — construído com o investimento do Governo de Minas Gerais— e no Minas Tênis.

O foco é promover a troca de experiências entre técnicos e atletas, além de estimular a produção científica a fim de configurar-se como um legado das olimpíadas em Minas Gerais. Como consequência, o Consulado Britânico e o Governo de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Articulação Minas 2016, preparam um termo de cooperação para promover o intercambio de pesquisadores brasileiros em universidades inglesas, o instrumento deve contar com a participação da UFMG.

Na quarta-feira (7/6) das 12h30 às 13h, será realizada solenidade de abertura do congresso com a presença do secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique Alves da Silva; o diretor do Minas Tênis Clubes, Carlos Antônio da Rocha Azevedo, representando o presidente Luiz Gustavo; do cônsul geral do Reino Unido no Brasil e do cônsul em Belo Horizonte, Jonathan Dunn e Thomas Nemes, acompanhados da primeira secretária de Educação e Infraestrutura daquele país no Brasil, Nnenne Iwuji-eme.

Fonte: AGENCIA MINAS