Paróquia São Bento
Endereço: Rua José Batista Ribeiro, 155 Bairro São Bento - Belo Horizonte, MG CEP 30350-740
Contato: Telefone: 31 3296-4253
Site: www.paroquiasaobentobh.com.br
» Informar problema no anúncio
Descrição: Ter uma igreja inserida na comunidade onde moramos é uma aspiração que tem sido transmitida no nosso País, de geração em geração.

Prevista no planejamento do bairro: haverá uma área para edificação de um templo. Instalados os primeiros moradores,esta tradição e necessidade começaram a amadurecer no íntimo de cada católico dos dois bairros: São Bento e Santa Lúcia.

Em 1980, a comunidade recebeu a feliz visita pastoral de Dom Arnaldo Ribeiro (Bispo Auxiliar de Belo Horizonte), que celebrou uma missa na quadra de Henrique B.M.Santos.

No ano seguinte Pe. Danilo Mamede de Campos Rodrigues, que assumira a Paróquia Nossa Senhora Mãe da igreja, em fevereiro, celebrou sua primeira missa na comunidade, no dia 26 de Abril, no Escritório de venda da Empresa Pampulha, na Avenida Cônsul Antônio Cadar, 120.

Depois deste fato, a idéia de uma paróquia própria com sua igreja começou a tomar corpo. Aos 3 de Maio de 1981 foi celebrada a primeira missa dominical na Escola São Tomás de Aquino.

No dia 7 de Maio, na residência de Dr. Nicodemos Souza, um grupo de casais se reuniu com o Padre Danilo para estudar a viabilidade e a escolha de uma diretoria para empreender o movimento inicial para a criação da Paróquia São Bento. O Sr. Jorge Mussy Abuhid foi o primeiro Presidente. Foi realizada uma reunião com Dom Arnaldo Ribeiro, aos 05 de Julho deste mesmo ano, quando foram esboçadas as medidas para se obter o terreno, o projeto arquitetônico e o levantamento de recursos indispensáveis. No dia seguinte Dom Arnaldo, Pe. Danilo e alguns paroquianos foram ao Prefeito Municipal, Maurício Campos, pedir a doação do terreno; este prontificou-se em doar a área necessária.