Inicialmente, o PT estava querendo incluir na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment todos os áudios feitos pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com integrantes da cúpula do PMDB. Segundo um senador petista, a decisão de incluir apenas as conversas com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) não foi por acaso.

Se o PT tivesse incluído também a conversa com Renan, mostraria uma argumentação oposta à da tese do advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo. Nas conversa de Machado com Renan, o presidente do Senado sugere a tentativa de um "acordão" para salvar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas conversas, o presidente do Senado sugere que Lula deveria assumir o comando da Casa Civil.

Os áudios captado em março revelam a divisão da cúpula do PMDB do Senado. De um lado, Jucá – favorável ao impeachment –, e de outro, Renan, que tentava encontrar uma solução para a manutenção de Dilma no poder, inclusive, com a proposta do semiparlamentarismo.

Fonte: Blog Gerson Camarotti